Aromaterapia como prática de autocuidado

A aromaterapia é uma prática secular que usa de óleos essenciais para proporcionar o bem-estar físico e emocional. Em busca de ajuda para tratar uma fobia, a naturóloga Daiana Petry teve o primeiro contato com essa técnica terapêutica em 2005. Mesmo com poucas informações e sem a certeza de que seria um método eficaz, decidiu apostar no tratamento alternativo. O resultado, lembra ela, foi excepcional. 


Daiana ficou tão entusiasmada que passou os três anos seguintes dedicada ao estudo e à prática da aromaterapia. Sentindo-se preparada e certa de que queria contribuir para propagar práticas de autocuidado, criou em 2008 a Harmonie Aromaterapia, empresa catarinense especializada em óleos essenciais e vegetais 100% puros e naturais.
Imagem: Instagram @harmoniearomaterapia
Os óleos extraídos de sementes, talos, folhas e flores de plantas medicinais podem ser usados em forma de cosmético e medicina natural. Eles “são obtidos de plantas medicinais e carregam dentro de uma única gota cerca de 10 a 200 componentes químicos que atuam no nosso organismo no nível físico e emocional”, explica Daiana.

Segundo ela, quando diluídos em óleos vegetais ou cremes de base neutra e aplicados no corpo, os óleos essenciais podem aliviar dores musculares, dores de cabeça, promover cicatrização da pele e inúmeros outros benefícios.

A aromaterapia age principalmente pelo olfato. Assim como a própria etimologia da palavra nos remete, é o tratamento pelo cheiro, usada de forma preventiva e também curativa. “Quando inalamos os óleos essenciais, transportamos suas moléculas aromáticas e terapêuticas para o cérebro auxiliando em casos como ansiedade, insônia e depressão e problemas respiratórios como rinite, sinusite e bronquite”, exemplifica a naturóloga. Apesar da ação pelo aroma, podem ser aplicados na pele em massagens e banhos, por exemplo.

Uso de óleos em nosso dia a dia


A Harmonie traz óleos essenciais e vegetais, agregando produtos que possibilitam seu uso de múltiplas formas em nosso dia a dia, através de difusores, aromatizadores de ambientes e cosméticos neutros, que permitem a aplicação de óleos na pele para explorar individualmente as propriedades que cada um oferece.

Tem óleo de alecrim, bergamota, limão, manjericão, camomila, lavanda, tangerina, canela, cardamomo e uma gama riquíssima que carrega no interior de um frasco benefícios para o corpo e para a mente.

Mas diante de tantas opções, como escolher o óleo ideal?
Daiana orienta que cada pessoa deve partir da sua necessidade. “O que deve ser visto primeiro é o problema que se deseja tratar, para então escolher o óleo essencial que pode auxiliar”. Quem sofre de insônia, pode optar pelo óleo de lavanda, que tem ação calmante, já a bergamota e o alecrim contribuem para a recuperação do controle emocional, enfim, o potencial terapêutico dos óleos naturais é abundante e nos atende em diferentes necessidades.

Apenas devemos estar atentos e usá-los de maneira consciente. Para cada finalidade, há um tipo de aplicação indicada. Daiana esclarece que se o objetivo é obter um benefício emocional, a inalação pelo aromatizador é o mais indicado. Neste caso é “importante utilizar de forma regular, diariamente por 15 ou 30 dias”. Já se o objetivo é corporal, a dica da naturóloga é diluir o óleo essencial em creme neutro ou óleo vegetal. “Jamais utilize puro na pele, alerta ela. “Óleo essencial é a versão da natureza mais concentrada à nossa disposição. Use de forma consciente”. 

“Quando inalamos os óleos essenciais, transportamos suas moléculas aromáticas e terapêuticas para o cérebro auxiliando em casos como ansiedade, insônia e depressão e problemas respiratórios como rinite, sinusite e bronquite”
Daiana Petry, naturóloga


Como usar os óleos essenciais e no que cada um pode nos auxiliar

Há centenas de óleos essenciais à nossa disposição, com propriedades que nos auxiliam tanto em questões físicas quanto emocionais. O importante é fazermos o uso deles de forma consciente. A naturóloga Daiana Petry listou aqui alguns dos mais usados, desde os mais específicos aos multifuncionais e sua classificação básica:

auxilia na insônia e na agitação. Cicatrizante da pele, é indicado para cortes e machucados. Também tem ação anti-histamínica para picadas de insetos e alergias em geral. É um óleo essencial seguro para todas as idades.

Seu efeito analgésico alivia dores de cabeça e dores musculares provocadas por contusão. É considerado o número 1 para o tratamento da rinite e sinusite nos adultos. Não é recomendado para hipertensos, epiléticos, crianças com menos de 7 anos e gestantes. 

Poderoso no tratamento de micoses, verrugas, acne e capas. Aumenta a imunidade. Por inalação, auxilia em casos de Alzheimer. 

Ajuda a promover a sensação de alegria, entusiasmo, descontração e leveza. Ideal para aromatizar a casa. 

Indicado para melhorar a autoconfiança, autovalorização, oscilação de humor, tensão e medo. É também antidepressivo, ansiolítico e relaxante muscular. Atua para fortalecer a imunidade. O óleo é seguro para ser aplicado sobre a pele que será exposta ao sol, pois sua característica LFC remove os componentes cítricos capazes de manchar a pele.

Expectorante, aumenta imunidade, funciona como analgésico e repelente. 

Hipotensor e calmante, além de auxiliar em casos de hiperatividade. 

Estimulante. Melhora a concentração, a memória e o rendimento nas atividades mentais. Não é indicado para hipertensos, gestantes, epiléticos e crianças com menos de 7 anos.

Equilibrador hormonal, reduz a irritabilidade e é excelente para suavizar os sintomas da TPM e da menopausa. Regenera e hidrata a pele.

Equilibrador mental e emocional. É indicado para fobias, síndrome do pânico, ansiedade e estresse. Também tem ação digestiva e relaxante muscular. 

Estimula a concentração, a memória, reduz a pressão arterial, aumenta a imunidade e reduz a retenção de líquidos. Seu uso na pele requer cuidado, pois esse óleo é fotossensibilizante, portanto, pode queimar ou manchar a pele se exposto ao sol após o uso. 

Afrodisíaco, antidepressivo e relaxante. Desperta a sensualidade, elimina tensões e o sentimento de culpa.

Promove foco, aterramento, presença no agora. Associado ao limão estimula o desenvolvimento cognitivo em crianças com déficit de atenção, hiperatividade e autismo. 

Antioxidante, rejuvenescedor e regenerador, auxilia a reduzir linhas de expressão. Também é anti-inflamatório, expectorante, analgésico e alivia dores em caso de artrite. Induz a meditação e ajuda a obter concentração e tranquilidade.


Lembrando que estes óleos essenciais da Harmonie
você encontra aqui na Apex.

Comentários

Receba as novidades por e-mail: