Óleo de Melaleuca: saiba mais sobre ele

Hoje vamos falar sobre a Melaleuca, mais especificamente sobre o óleo essencial de Melaleuca.
 
O óleo essencial de melaleuca é um poderoso agente antisséptico atóxico, não irritante e natural. Seus diversos componentes garantem que ele tenha simultaneamente diversas utilizações na saúde humana, dificulta a adaptação de organismos patogênicos e ainda assim, é dificilmente rejeitado pelo paciente. Sua eficácia é comprovada por métodos científicos, podendo ser uma opção melhor do que diversos remédios convencionais, que, muitas vezes, só amenizam os sintomas sem tratar a raiz do problema.
 

Quando utilizar o óleo?

 
  • Em casos de acne;
  • Como aromaterapia;
  • Em assaduras de bebês;
  • Para assepsia e controle de bactérias;
  • Em casos de bromidrose (chulé), frieiras;
  • Candidíase normal (corrimento) ou orofaringeal e hemorroidas;
  • Caspa, queda de cabelo e seborreia;
  • Em doenças bucais, aftas, halitose (mau hálito) e prevenção da cárie;
  • Nos casos de dor de dente;
  • Dor de Garganta, garganta inflamada, laringite e amidalite;
  • Em casos de feridas infeccionadas e machucados;
  • Massagem para alívio de dores musculares e tensões psicológicas;
  • Herpes labial, genital e zoster ou sapinho;
  • Em casos de tricomoníase vaginal, coceira genital e nas virilhas;
  • Quando estiver com a imunidade baixa;
  • Micose de unha (fungo), descamando ou encravada e pé de atleta;
  • Quando estiver com Molusco Contagioso;
  • Otite (dor de ouvido), abcessos e furúnculos;
  • Nos casos de pelo encravado;
  • No auxílio de tratamento com radioterapia;
  • Sinusite infecciosa fazendo inalação;
  • Em casos de varizes;
  • Para o tratamento de verrugas e calos;
  • Em uso veterinário – para micoses e dermatite seborreicas.
 

Veja agora aqui as muitas formas de usar o

óleo essencial de Melaleuca:


Acne: Aplique com cotonete puro sobre a acne para limpar ou antes de uma extração. Diluir 5 gotas de de óleo essência de melaleuca em 5mI de óleo vegetal de calêndula e fazer um curativo a noite. Loção: misturar 25 gotas de óleo essencial de melaleuca em 100ml de água. Colocar em um frasco escuro e agitar bem antes de usar. Aplicar no rosto, com algodão, pela manhã e a noite, após Lavá-lo.

Aromaterapia: Para isso, coloque umas gotas do óleo na tampa de aromas, vaporizador ou xícara com água quente. Pode ser usado para desinfetar quartos de enfermos, deixar o ar mais fresco e saudável no ambiente, proteger contra insetos e aumentar o bem-estar físico e psíquico.

Assaduras de bebês: Misture duas gotas do óleo essencial de melaleuca em uma colher de sopa de óleo vegetal de amêndoas doce ou calêndula e passe na pele do bebê, contra assaduras. Você pode colocar 1 gota na hora de lavar as fraldas de pano para esteriliza-las.

Assepsia e controle de bactérias: Extremamente útil na proteção de ambientes hospitalares, clínicas, consultórios dentários e outros onde haja proliferação de bactérias.

Pode-se usar borrifadores (cerca de 20 gotas para cada 100ml de água). Agite sempre antes do uso. Muito eficaz também,na lavagem de pisos e parades destes antiestabelecimento, bem como na assepsia de equipamentos cirúrgicos, dentários e outros que necessitem desta proteção.

Bromidrose (chulé), frieiras: Em uma bacia com água morna e com 6 a 7gotas do óleo essencial de melaleuca, colocar os pés em infusão por cerca de 15 a 20 minutos. Utilizar 2 a 3 vezes por semana, Isso regular o suor dos pés, responsável pela atuação de bactérias neste meio.

Pode-se usar também, uma bola de algodão com 1 gota do óleo essencial de melaleuca nos calçados e guardá-los assim. Em caso de sudorese (suor excessivo) misture 25 gotas do óleo essencial de melaleuca em 100ml de água. Borrife o corpo com o produto, utilize-o nos pés e nos calçados. Se o problema nas axilas, for mais sério, pode-se colocar uma gota em cada uma delas.

Candidíase normal (corrimento) ou orofaringeal e hemorroidas: Faça um banho de assento utilizando 1 Litro de água morna e 5 gotas de óleo por 10 minutos. Utilize calcinha de algodão e uma gota de óleo aplicada no absorvente íntimo ou intrauterino.

No caso de hemorroidas, pode ser usado de 5 a 7 gotas no mesmo procedimento e utilizar 2 gotas sobre as roupas íntimas, dentro da gaveta. Caspa, queda de cabelo e seborreia: Adicionar 2 gotas do óleo essencial de melaleuca no shampoo de uso diário, ou misturar 4 gotas do óleo em 200ml de shampoo base neutra, preferencialmente.

Doenças bucais, aftas, halitose (mau hálito) e prevenção da cárie: Diluir 10 gotas do óleo essencial de melaleuca em 200ml de água e usar como enxaguante bucal após a escovação. É aconselhado usar um frasco de vidro de cor escura (âmbar).

Dor de dente: Utilizar 1 gota sobre o local dolorido.

Dor de Garganta, garganta inflamada, Laringite e amidalite: Adicionar 1 ou 2 gotas do óleo essencial de melaleuca em um copo com água e fazer o gargarejo de 2 a 3 vezes ao dia. Pode-se também passar uma gota do óleo puro no pescoço, na região da garganta, massageando-a.

Feridas, feridas infeccionadas e machucados: Passar o óleo essencial de melaleuca puro, pois o óleo tem o poder de decompor o pus.

Massagem para alívio de dores musculares e tensões psicológicas: Misture o óleo essencial de melaleuca a um óleo vegetal puro como oliva, amêndoas ou abacate na proporção de 25 gotas para cada 50mI. Guardar a mistura em um vidro escuro (âmbar) agitando bem antes do uso.

Herpes labial, genital e zoster ou sapinho: O óleo essencial de melaleuca é um poderoso antiviral e ajuda a secar as vesículas do herpes. Utilize-o puro sobre as vesículas ou, em caso de irritação da pele e das sensíveis membranas mucosas, dilua em quantidade igual de óleo vegetal. Aplique com um cotonete quatro vezes ao dia.

impetigo, pitiríase, psoríase, tricomoníase vaginal, coceira genital e nas virilhas, líquen: Gel 0,5 a 2% uso local ou 10 gotas em 100 ml de água passando com algodão na área. Agite bem antes de usar.

Imunidade baixa: Usar 1 gota de óleo essencial de melaleuca duas vezes ao dia no aromatizador pessoal.

Micose de unha (fungo), unha preta, descamando ou encravada e pé de atleta: 1 a 2 gotas 2 vezes ao dia, diretamente sobre a unha, por 4 a 6 meses. Pode ser associado meio a meio com óleo de cravo da índia ou óleo de copaíba, para obter resultados ainda melhores. E importante que se coloque também, um pouco de óleo nas unhas adjacentes, para evitar o contágio por fungo.

Para obter sucesso no tratamento, o fungo deve ser totalmente eliminado da unha. Para que isso ocorra, a unha doente deve ser totalmente substituída por uma saudável, livre do fungo. Como o crescimento da unha se faz de forma muito Lenta, este processo demanda tempo: cerca de 6 meses para as unhas das mãos e cerca de 12 meses para as unhas dos pés.

Molusco Contagioso: O uso de óleos essenciais para o tratamento do NICV tem se mostrado como um tratamento eficaz, indolor e relativamente rápido em pelo menos 90% dos casos. Aplicar com cotonete, puro sobre as lesões ou se a pele for sensível, diluir 5 gotas de óleo essencial de melaleuca em 5 ml de óleo vegetal de copaíba ou de calêndula, 3 vezes ao dia, até sumirem.

Otite (dor de ouvido), abcessos e furúnculos: Utilizar 1 gota sobre a infecção. Pode-se usar aplicando em um cotonete.

Pelo encravado: Acrescente 2 gotas de óleo essencial de melaleuca ao seu esfoliante antes da depilação.

Radioterapia: Aplicar, massageando Levemente, sobre a área a proteger, em uma solução de óleo base, (óleo de amêndoas 50mI) 4 a 5 gotas de óleo essencial de melaleuca, antes e após a submissão de radioterapia.

Sinusite infecciosa – Inalação: Colocar 4 a 6 gotas do óleo essencial de melaleuca em uma vasilha com 500ml de água fervendo para produzir vapor. Inclinar-se sobre ela, tampando a cabeça e a vasilha com uma toalha. Respirar lentamente os vapores aromáticos durante 10 minutos. É importante manter os olhos fechados para evitar irritação.

Varizes: Usar compressas em gaze desinfetada ou faixas esterilizadas que permitam envolver várias vezes o local afetado. Embeber com água e torcer para retirar o excesso, colocar sobre ela 3 a 5 gotas de óleo essencial de melaleuca. A água pode estar quente ou gelada de acordo com a necessidade. Deixar uma hora, reaplicando outras vezes durante o tempo disponível.

Verrugas e calos: Aplique uma gota de óleo essencial de melaleuca sobre a verruga ou calo 2 a 3 vezes ao dia. Pode-se usar um cotonete.

Uso veterinário: micoses e dermatite seborreicas: é aconselhável para o banho de cães e gatos, utilizar somente o óleo essencial de melaleuca bem diluído em água. Na quantidade de água para o banho, adicionar 3 ou 4 gotas do óleo essencial. Os animais são bastante sensíveis a óleos essenciais.

Comentários

Receba as novidades por e-mail: