O que significam os dizeres nos rótulos dos produtos?

Você lê o rótulo dos produtos que você usa? Não? Pois deveria. Ali contém informações importantes, como para que servo o produto, do que é feito e o modo correto de usar – esta, na verdade, é uma das partes mais importantes. 


Um produto usado errado não vai proporcionar o resultado desejado. Normalmente achamos que já sabemos como se usa tudo, mas atualmente a ciência e a cosmética trazem tantas novidades, que o correto é ler direitinho antes de sair usando qualquer coisa.

Mas se você não lê porque não entende os termos, podemos te dar uma ajudinha com os mais comuns. Abaixo fizemos uma relação dos mais usados, com base nas informações do livro Que Pele! da Dra. Graça Silveira e da ANVISA.

O que é clinicamente testado?

Clinicamente quer dizer que foi testado em animais ou humanos. Se o teste foi feito somente em laboratório, então é cientificamente testado.


O que é dermatologicamente testado ou aprovado?

Significa que um dermatologista testou o produto. Não significa que foi feito um estudo clínico, mas sim que tem o aval de um teste feito por um dermatologista, que é um profissional qualificado para assuntos de pele. O produto é avaliado em humanos sob controle de médico dermatologista, para verificar potencial de reações cutâneas.

O que é hipoalergênico?

Produtos hipoalergênicos são livres de substâncias já identificadas com potencial de causar reações alérgicas e irritações. Não há 100% de garantia de que um produto não irá causar alergia ou irritações, pois os produtos contém muitos componentes e a pele de cada um é diferente, mas, sendo ele hipoalergênico, essa possibilidade é bastante reduzida.

O que é Não Comedogênico?

São produtos livres de substâncias que obstruem os poros. Não contém óleo mineral, lanolina, parafina e ácidos graxos. São os produtos ideais para peles oleosas ou com espinhas.  Comedogênico vem da palavra comedões, que não são nada mais, nada menos que os cravos.


O que é oil free?

Oil free quer dizer sem óleo. Não possuem óleo na sua composição. Cosméticos oil free são os mais indicados para peles oleosas e com espinhas. Quem tem pele normal pode usar cosméticos oil free para garantir uma textura mais seca.

O que quer dizer sem perfume?

Indica que o produto não contém substâncias químicas para criar fragrâncias. Às vezes, para mascarar algum cheiro desagradável em preparações químicas, são usados princípios ativos como óleos essenciais ou extratos de plantas, que podem causar alergias em peles sensíveis. Cosméticos sem perfume são ideais para peles propensas a alergias, com dermatite atópica e para crianças.


Gostou das dicas? Então compartilha com seus amigos e clientes! Ah, lembrando que todos estes produtos você encontra na Apex.


Comentários

Receba as novidades por e-mail: