5 erros comuns ao escovar os dentes

Escovar os dentes é um processo que está inserido na rotina de todos. De tão corriqueiro, pode parecer simples e não receber a devida atenção. É claro que você sabe que esse hábito é fundamental e deve ser bem executado, já que é a principal forma de manter a saúde bucal. Mas você sabe mesmo escovar os dentes corretamente? Não acha que está cometendo nenhum erro? Se você não tem certeza dessas respostas, veja a seguir 5 erros comuns ao escovas os dentes.


1. Colocar muita força

É claro que na escovação é importante remover os possíveis restos de comida e manchas que ficaram nos dentes. No entanto, é necessário ir com calma. Não precisa exagerar e aplicar pressão demais, assim você evita que o esmalte – responsável exatamente pela proteção dos dentes – se desgaste. Ao escovar, o ideal é fazer movimentos suaves, visto que é mais importante como se escova e não a força que se aplica.

2. Escovar rápido demais

Escovar os dentes não pode ser visto como uma obrigação. É interessante que seja um hábito para uma boa saúde bucal. Quando a pessoa faz desse hábito uma obrigação, acaba por não concluir a tarefa adequadamente. O tempo médio para escovar os dentes da forma correta deve ser de pelo menos dois minutos. Menos que isso é bem provável que os restos de alimentos, as manchas e a placa continuem na boca.

3. Escovar de forma errada

Os movimentos na hora de escovar devem ser sempre de cima para baixo. Do contrário, você corre o risco de empurrar a gengiva para cima, o que pode ocasionar a exposição da raiz e a sensibilidade nos dentes. Para facilitar o processo, você pode dividir a boca em quatro partes e começar pelo lado superior esquerdo, na sequência o direito. Após isso, escove a parte inferior esquerda e, então, a direita. Fique pelo menos 30 segundos em cada parte, assim você conclui a escovação nos dois minutos recomendados.

4. Escovar imediatamente após as refeições

É bem comum encontrarmos pessoas que almoçam e já correm para o banheiro escovar os dentes. Contudo, isso não é o mais recomendado. O melhor é esperar meia hora para realizar a escovação. A explicação é que esse é o tempo ideal para a saliva neutralizar os ácidos dos alimentos que você ingeriu – ao espalhar esses ácidos durante a escovação você pode causar a erosão dentária – e também é o tempo limite para a placa começar a se instalar.

5. Exagerar na frequência

Se por um lado muitas pessoas não se importam com a escovação, por outro há quem exagere. Não existe um número perfeito na frequência diária, porém, a escovação deve ser feita após as refeições. Então, se você toma café da manhã, almoça e janta, escove os dentes três vezes ao dia. No entanto, lembre-se que a qualidade é mais importante que a quantidade. Não precisa escovar muitas vezes ao dia, foque em realizar o processo sempre da forma correta.

A linha da Dentalclean é completa para cuidados da higiene bucal. Se quiser conhece mais sobre ela, veja em nosso post sobre ter a Dentalclean em sua farmácia. Aqui no blog também falamos sobre cada linha da marca: profissional, adulto e infantil.

Texto produzido por Dentalclean

Comentários

Receba as novidades por e-mail: