Tipos de pele: cuidados especiais para cada um

Existem vários tipos de pele e é importante cada pessoa identificar o seu para saber como cuidar e também qual produto escolher para ter um bom resultado. Não adianta escolher produto apenas por ser importado ou que aparece na propaganda se ele não é ideal para o seu tipo de pele, não vai cumprir o prometido. Por isto hoje vamos falar sobre os cuidados especiais para cada tipo de pele.


É importante também observar que a pele não é estática, ela pode mudar conforme o clima, situação emocional, hormonal, estresse, etc. Por isso é importante observar sempre como está a pele naquele momento e variar o uso dos produtos para obter o resultado ideal.

De forma geral, podemos definir da seguinte forma:

PELE SECA

É uma pele com textura suave e poucos poros, sem predisposição à espinhas. Seu ponto fraco é a tendência a rugas devido ao ressecamento.

Limpeza: deve ser suave, pois possui reserva reduzida de óleos naturais. Usar loção cremosa, leite de limpeza ou água micelar. Estes produtos se ligam aos resíduos da maquiagem e facilitam a remoção sem agredir.
Hidratação: sempre sedenta de umectantes e emolientes, deve ser hidratada com disciplina e com produtos mais cremosos e que atraem a água para o extrato córneo.
Proteção: a pele seca precisa de produtos hidratantes e deve abusar de protetor solar.

Nupill Mousse de Limpeza Facial
Nupill Sabonete Líquido Facial
Nupill Creme Facial Antirrugas com Q10
Perfect Sun Creme Protetor Solar FPS30

PELE OLEOSA OU MISTA

É uma pele forte, que não tem tendência a alergias e rugas. Porém, é muito propícia à cravos e espinhas e exige cuidados.

Limpeza: use produtos para remover a super produção de óleos. Um sabonete em barra ou mousse de limpeza são ideais. Se tiver tendência à acne, o ideal é consultar um dermatologista para o tratamento adequado. Para a pele que é mista, vale a mesma dica, porém, evite lavar demais a pele, pois pode causar vermelhidão, alergias e descamação.
Hidratação: pele oleosa precisa sim de hidratação. O hidratante deve ser leve e de base aquosa, em gel ou serum. Tudo que tiver no rótulo “oil-free” ou “não comedogênico” está permitido.
Proteção: proteção é tudo, mesmo para peles oleosas. Quem tem pele oleosa tem horror à protetor solar, por isto o indicado é usar protetores oil free.


PELE SENSÍVEL

Apesar de ser uma pele que exige bastante atenção, quando equilibrada tem uma aparência muito boa. Fica facilmente vermelha e reage às mudanças de temperatura e cosméticos. Sua rotina diária exige uma quantidade mínima de cosméticos, com formulações sem perfume e corantes. Dica importante: antes de usar um novo produto no rosto, aplique uma pequena quantidade no antebraço por um período de 3 a 5 dias e observe se há reação. Se houver, descarte o produto.

Limpeza: deve ser feita com preparações sem sabão, loções suaves e cremosas, com emolientes naturais.
Hidratação: procure produtos os mais suaves possíveis. Sem fragrâncias ou hipoalergênicos são os ideais. Ingredientes com aloe vera, calêndula, aveia e camomila são bem-vindos.
Proteção: a pele sensível exige máxima proteção do sol.



Mas você pode estar se perguntando: e a pele normal? Se você tiver essa pele equilibrada e que não requer nenhum tipo de cuidado, você é muito sortudo! Basta manter as coisas como estão. Como cientificamente é comprovado que esse tipo de pele é muito difícil de se encontrar, as peles ditas normais não precisam de tratamento extra, apenas proteger do sol!

Lembrando que todos estes produtos você
encontra aqui na Apex!

Comentários

Receba as novidades por e-mail: