Batons: diferença entre clássico, matte e líquido matte

Com tanta variedade de batom no mercado, sempre fica a dúvida de qual a diferença entre batom clássico, matte e líquido matte, principalmente porque geralmente os rótulos são muito pequenos e de difícil visualização. Aprenda aqui a diferença entre os tipos de batom e saiba recomendar a melhor opção para os seus clientes.

Vamos dividir em três grupos: Batom clássico, batom matte e batom líquido matte.

Batom clássico

O batom clássico é o batom normal, com textura cremosa e com cobertura natural ou cintilante. Por ser cremoso, atua também como hidratante para os lábios. Este tipo de batom atende a todas as idades, é bastante recomendado para quem tem pele seca e para peles maduras, traz uma aparência saudável, pois evita rachaduras e não tem o famoso efeito “código de barras”, que é quando o batom escorre pelas rugas em torno dos lábios. Os batons cintilantes são indicados para lábios finos, pois ajudam a aumentar o volume. Em épocas de efeito fosco, nem todas ficam bem com batom matte.

Batom matte

O batom matte tem a mesma aparência do batom clássico, porém a sua cobertura e cores são intensas e duradouras, além de ser completamente fosco, sem brilho nenhum. É um batom que oferece longa duração. Sua aplicação deve ser feita com todo cuidado, sem borrar, pois a remoção de borrões é difícil. Além disso, deve-se evitar fazer o movimento de tocar os lábios um no outro após aplicar o batom matte, pois ele pode craquelar. O ideal é aplicar e deixar secar sem tocar os lábios. Este batom dificilmente transfere e vai durar muito tempo. É indicado para as peles mais jovens e peles maduras podem usar, desde que os lábios sejam contornados com um lápis antes da aplicação do batom, para evitar o “código de barras”.

Dentro desta categoria, temos o batom matte giz, que é ainda mais matte e mais intenso, a aplicação deve ser muito criteriosa, mas a sua intensidade de cor e durabilidade são muito mais intensas.

Batom líquido matte

Para concluir, vamos falar dos batons líquidos matte. Sua embalagem se assemelha a um gloss, porém ele tem intensa cobertura, longa duração e efeito completamente fosco, sem nenhum brilho. A aplicação desse batom requer prática pois, por ser líquido, ele pode borrar muito facilmente. A dica de contornar os lábios com um lápis de boca vale também aqui. Para este produto, também deve-se evitar fazer o movimento de tocar os lábios um no outro  pois ele pode craquelar, borrar e até manchar. O correto é: 1 – Contornar os lábios com lápis de boca, 2 – aplicar o batom líquido com cuidado, cobrindo uniformemente toda a área dos lábios, 3 – esperar secar sem tocar os lábios. Dependendo da cor da pele, nas cores mais claras de batom pode ser necessário aplicar mais de uma camada. Nesse caso, espere secar antes de aplicar uma nova camada.

Este batom não é recomendado para peles maduras, pois pode craquelar e borrar.
  
Concluindo então:
  • Peles maduras: indique batons clássicos
  • Peles jovens: batom líquido matte
  • Peles normais e meia idade: batom matte

Fácil, né? A orientação correta para o cliente é a chave da sua satisfação!

Comentários

Receba as novidades por e-mail: